terça-feira, 22 de março de 2011

ALTARES ERGUIDOS A DEUS - PARTE I

Ora, era Josué, homem de Deus, que vivera junto com Moisés como seu auxiliar, participando de tudo que acontecera ao povo hebreu. Desde a sua saída do Egito, testemunhando do poder de Deus desde as 10 pragas até a travessia do mar Vermelho de forma milagrosa, e os sinais e juízos sobrenaturais durante a peregrinação do povo de Israel no deserto.
Em Nm. 27.18, a Palavra de Deus nos fala sobre Josué, dizendo: “ - “Então disse o Senhor a Moisés, toma para ti a Josué, filho de Num homem em que há o Espírito, e põe a Tua mão sobre Ele”.
Aí estava sendo escolhido o sucessor de Moisés para continuar a guiar o povo hebreu rumo a terra prometida. Em Nm. 13. 2-6, vemos que fora ele escolhido para ser um dos espias enviados por Deus a observar a terra prometida. Em Nm. 14. 6-8, vemos a segurança que Josué, juntamente com Caleb, possuía do poder que Deus. Cria ele que a vitória seria do povo hebreu, o que causou revolta, sendo necessário que a Glória de Deus se manifestasse a todos.
Em Nm. 14. 27-31, Deus avisa ao povo dando um basta às murmurações, dando somente anistia a Josué e Caleb, que foram aqueles que sempre olharam com otimismo a conquista da terra prometida.
Agora, Moisés havia falecido e Josué assumira a liderança deste povo e tinha como incumbência, atravessar o Rio Jordão para levá-lo ao seu destino.
Ora, o Rio Jordão, sabe-se que é caudaloso e que no período da colheita transbordava as margens. E ali está Josué, a frente do povo hebreu, com a incumbência que lhe fora dada por Deus, para atravessá-lo com seu povo, rumo a Canaã, a terra prometida.
(CONTINUA)
Luiz Santos

Nenhum comentário: