sábado, 11 de setembro de 2010

Adorar a Deus

Quando fazemos a leitura do livro de Ne. 8. 5-6 podemos dizer que temos na narrativa bíblica, um dos maiores cultos de adoração a Deus, em todos os tempos.

Deus anseia ser adorado, e Neemias aqui conclama o povo a fazê-lo, fazendo a leitura do livro da lei perante todos.

Como é importante adorar a Deus. Atos e atitudes que honram, e reverenciam a majestade do Poderoso Senhor do Céu e da Terra.

Não podemos nos esquecer que a adoração deve ser dada somente a Deus, e nunca ao homem. Na adoração nos aproximamos de Deus com gratidão por aquilo que tem sido feito por nós por suas misericórdias, e para exercitarmos nossa fé, devemos adorá-lo.

Nós os humanos adoramos a Deus, desde o principio da história, haja visto que Adão e Eva tinham uma perfeita e completa comunhão para com Ele, ao ponto de ao todo final de tarde, ter a oportunidade de conversar com Ele, ouvindo diretamente de Deus as palavras próprias para edificar suas vidas. Caim e Abel ofereceram a Deus adoração, e assim também aconteceu com Sete e tida a sua descendência. Também Nóe construiu um altar de holocaustos após o dilúvio e Abraão foi outro que falou intimamente com Deus.

E nós, como estamos com relação a nossa adoração a Deus?

A verdadeira adoração é aquela oferecida em Espírito e Verdade. Aquela em que nos doamos completamente a Deus, e nós devemos buscar, desejar e esperar em Deus.

No Antigo Testamento, o marcante na questão da adoração era o sacrifício, e hoje Cristo Jesus, já cumpriu este sacrifício por nós na Cruz do Calvário, e por isto não é mais preciso o derramamento de sangue, como parte do culto de adoração. Ele já foi derramado por mim e por você.

É através da Ceia do Senhor, que comemoramos em memória o sacrifício de Cristo, efetuado de uma vez por todas.

Além disso, a igreja deve sempre oferecer a Ele o Sacrifício de Louvor, ou seja, o fruto dos lábios que confessam o Seu Nome, e oferecer nossos corpos em sacrifício vivo, Santo e Agradável a Deus.

Muitos hão de perguntar, mas o que é oferecer nossos corpos em sacrifício vivo?

Em Rm. 12.1, vemos que o cristão deve ter uma paixão sincera por Ele, para poder agradá-lo, no amor, na devoção, no louvor, na santidade e no servir.

Nosso maior desejo deve ser uma vida de santidade, para sermos aceitos por Deus, e é preciso que nos separemos do mundo, e ficarmos cada vez perto de Deus. é preciso Adora-Lo, Obedecer-Lhe, colocarmo-nos contra o pecado e nos agarrar a Sua justiça, resistindo e nos afastando do mal.

Muitas vezes como se torna difícil sacrificar a nossa carne em favor de uma comunhão com Deus, pois afinal de contas, a nossa carne não se converte, e só mesmo o Espírito Santo, para nos dar tranqüilidade e fazer calar a nossa carne.

Podemos adorar a Deus através nossas orações, e temos exemplo nisto, os separados por Deus no AT, estavam em constante oração. Assim também acontecia com os apóstolos, depois que Jesus subiu aos céus.

A adoração a Deus também pode acontecer através da confissão de nossos pecados, pois é com arrependimento que nos colocamos debaixo da vontade de Deus, e damos a Ele a soberania em nossas vidas.

Na verdade o Senhor Deus de Israel nos promete e cumpre, derramando bênçãos sobre a vida de seus verdadeiros adoradores. Não podemos ser mecânicos no nosso culto a Deus, pois é preciso que haja transparência e sinceridade para que Deus receba nosso louvor, orações, pedidos de perdão, pois é diante de nossa transparência para com Ele, que podemos ter uma comunhão completa e perfeita com Deus.


Luiz Santos

Nenhum comentário: