quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A VOLTA AO MUNDO EM APENAS UMA VOLTA

A VOLTA AO MUNDO EM APENAS UMA VOLTA



NO VERÃO PASSADO, APROVEITANDO AS MINHAS FÉRIAS, PASSEAVA NUMA CIDADE DO INTERIOR, QUANDO UM PRÉDIO ME CHAMOU À ATENÇÃO, TUDO NELE ME LEMBRAVA UMA ESTAÇÃO DE TREM, MAS, NÃO HAVIA MOVIMENTO DE PASSAGEIROS ; POR CURIOSIDADE FUI VER DE PERTO, AO CONTRÁRIO DO VAI-E –VEM DE PESSOAS, VI UMA SALA ONDE QUASE SE OUVIA O SILÊNCIO.
HAVIA UM , OU VÁRIOS CONTRASTES, O PRÉDIO TINHA JANELAS GRANDES, ANTIGAS, NO ENTANTO TAMBÉM TINHA GRADES, COISA QUE NÀO SE USAVA QUANDO ELAS FORAM FEITAS, AS PORTAS TAMBÉM BEM ANTIGAS, MAS O CHÃO REFLETIA A POUCA LUZ DO AMBIENTE.
ME ENCANTEI AO VER QUADROS , NÃO ORNAMENTANDO AS PAREDES, MAS, EXPOSTOS BEM À PROPÓSITO PARA SEREM ADMIRADOS. A MOBÍLIA ERA TRABALHADA EM MADEIRA FORTE E ESCURA, O QUE CARACTERIZAVA TEMPOS SAUDOSOS, MAS O BEBEDOURO DIZIA QUE O PROGRESSO JÁ HAVIA CHEGADO ALÍ.
O MELHOR FOI QUANDO VI PRATELEIRAS CHEIAS DE LIVROS, VI QUE ALÍ DENTRO SE CONTAVA A HISTÓRIA DA HISTÓRIA, PERCEBI QUE EM APENAS UMA VOLTA PODERIA DAR A VOLTA AO MUNDO, VI O FICTÍCIO DA REALIDADE, O PASSADO DO PRESENTE, O IMPOSSÍVEL PRESENTE NO FUTURO.
EM APENAS ALGUNS SEGUNDOS SENTI PASSAR O PERFUME DAS DAMAS COM SEUS VESTIDOS LONGOS E RENDADOS, MAS, AO CONTRÁRIO DO QUE SENTIA, VIA MENINAS PASSAREM COM SUAS ROUPAS COLANT DE GINÁSTICA.
NÃO SEI SE ERA UMA ESTAÇÃO, MAS SEI QUE VI ALÍ O MUNDO ESTACIONADO EM GRANDE VELOCIDADE.
Dra. Ângela Santos

Nenhum comentário: