terça-feira, 3 de maio de 2011

PAZ - Parte II

Em Nm. 6. 26: “ que o Senhor levante o rosto sobre ti, e te de a paz”. Se o Senhor levanta o seu rosto sobre nós, é o mesmo que dizer: “se o Senhor se dirige a seu povo cheio de amor, o resultado disto é: “PAZ”.
No A.T., esta palavra não tem o mesmo conteúdo negativo que causa entre nós, que é não estar em estado de guerra. Paz é o estado de estar “sjalem”: É o estar completo, de modo que nada lhe falte.
Paz fala de harmonia, de alegria e plenitude, de vida livre e cheia de gozo, e consequentemente de ser tranqüilo, imperturbável (Sl. 29. 11). É, portanto tudo que o individuo e a comunidade precisa para seu bem-estar.
Paz, portanto se fala de frente a guerra, mas sim frente ao mal (Is. 45. 7; Jr. 29. 11). Paz é também a primeira e a ultima coisa da vida. É o que realmente a vida faz para a vida.
Quando o Senhor dá paz ao seu povo, é de seu desejo que seu povo tenha felicidade e, que a vida possa florescer em todos os sentidos. Quando se fala a palavra paz, queremos esclarecer e explicar a situação dos justos que gozam do favor de Deus, que vivem no
esconderijo do altíssimo, e que são protegidos e guardados em tempos de angustia, e que em tempos de guerra recebem d’Ele a vitória.
Luiz Santos - Thm. Teologia

Nenhum comentário: